Atps analise de investimentos.docx
919 palavras
4 páginas
InvestimentosInvestir, nada mais e que usar recursos disponíveis no presente,para criar mais recursos no futuro.
Tipos de investimentos
Investimentos movem o mundo economicamente, eles são divididos em três tipos: * Investimentos públicos: recurso que o governo ou entidade publica disponibiliza com intuito de gerar bem-estar de toda sociedade, os mesmos não tem o objetivo de gerar retornos monetários e sim retornos sociais.
Ex: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas e etc. * Investimentos privados : recursos que pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, tendo como principal objetivo gerar retorno monetário a quem investiu. Os investimentos privados são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer País capitalista.
Ex: fábricas particulares, empresas particulares, lojas de varejo, shoppings e etc. * Investimentos mistos: o próprio nome já o define, parte dos recursos se disponibiliza pelo governo ou qualquer que seja a entidade pública e a outra parte por pessoa física ou jurídica, desde que seja de direito privado. Esse tipo de investimento tem como objetivo gerar bem-estar a sociedade como também retorno monetário aos investidores.
Ex: Petrobrás e Banco do Brasil.
Compreendendo melhor o fator “investimentos”
Quando se resolve fazer um investimento seja ele qual for, o investidor deve-se atentar a três principais aspectos. * Riscos: variação da rentabilidade do investimento. Há opções onde o risco e menor e por sua vez a rentabilidade também e menor ou investimentos com riscos mais agressivos, mais a rentabilidade também e maior.
* Rentabilidade: está diretamente ligada ao risco, já que o ganho está atrelado ao quanto o investidor se dispõe a investir e a arriscar.
* Liquidez: e a velocidade pelo qual o investidor pode desfazer de seu investimento, tanto por necessidade como para vendê-lo no momento que está mais valorizado.
Tipo de investimento | Rentabilidade | Risco |