Atps aluminio
O Brasil possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país no estado do Pará. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina, para que assim seja viável a produção do alumínio. O processo de obtenção do alumínio primário divide-se em três etapas : Mineração, Refinaria e Redução.
O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u. Por ser leve, relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos (computadores, aparelhos de áudio e vídeo), latas de bebidas (refrigerantes, cervejas), além de utensílios culinários (panelas, baldes de gelo e “papel alumínio”). As aplicações do alumínio são muito amplas, como: na fuzilaria de barcos, aviões e metrôs; em embalagens (revestimento interno de caixas de papel, papel alumínio, latas); construção civil (esquadrias para portas, janelas, pontes); ligas metálicas para absorção de grandes impactos; caldeiras industriais e recipientes criogênicos (à temperaturas de -200°C).
As características física e química do alumínio, constituem – se em : Ligas, Têmperas e Propriedades Mecânicas.
Ligas - O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metalóides como o silício (que atua como metal). Quando o alumínio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida. Os átomos podem ser visualizados como sendo arranjados em uma rede cristalina regular formando moléculas de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal. A principal função das ligas de alumínio é aumentar a resistência mecânica sem prejudicar