ATPS aluminio
O presente trabalha em relação ao alumínio, ira relata os processos de obtenção de alumina através da bauxita, onde que neste minério tem que haver 30% de oxido de ferro para que a extração seja viável economicamente e em seguida o processo de obtenção do alumínio conhecido como processo de Hall-Héroult.
Bem como ainda destacaremos a importância deste elemento, sendo o terceiro metal mais consumido no mundo, pois devido suas propriedades físicas e químicas ele e preferencial em vários setores da indústria, alem do mais, seu preço e mais barato em relação à outras metais.
Alumínio o alumínio e um excelente elemento químico, pois apresente propriedades físico-químicas que o torna versátil na engenharia, arquitetura e indústria em geral têm ampla variedade de utilização seguindo o ferro/aço entre os metais de maior consumo anual.
Como o alumínio não se encontra diretamente em estado metálico na natureza ele e extraído da bauxita num processo que possuem três fazes: Mineração, Refinaria e Redução.
Mineração: O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grandes grupos de variedade climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério também estão entre as maiores do mundo.
Refinaria: Essa fase do processo além de ser insumo para a obtenção do alumínio primário, a alumina tem diversas aplicações como à fabricação de materiais refratários, tratamento de água, uso em produtos abrasivos e para polimento, como retardante de chamas, na fabricação de velas de ignição entre outros. O processo mais utilizado para obtenção de alumina é Bayer.
Primeiro há moagem e a dissolução da alumina em soda cáustica, posteriormente há filtração da alumina