atps 2
Gênero textual pode ser definido como as diferentes maneiras de organizar as informações linguísticas, são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito, destacando que isso acontecera de acordo com: a finalidade do texto, o papel do interlocutor e a situação. Existem vários tipos de gêneros textuais, a seguir citaremos alguns exemplos:
Narrativo;
Informativo;
Jornalístico;
Artigo de Opinião;
Anúncios;
Cartas;
Bulas;
Editoriais;
Entrevistas;
Noticias;
Gêneros textuais ou discursivos: Revista Nova Escola, Veja, Super Interessante, Época e Vida Simples.
Revista Nova Escola
O bullying e os atos violentos presentes na escola
Nesta segunda-feira, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Bullying. Esse que é nosso tema da semana tem tomado significativo espaço nas mais diversas mídias. Entretanto, o que verificamos é ainda enorme desinformação acerca do que realmente caracteriza tal fenômeno. Frequentemente testemunhamos visões reducionistas que colocam no mesmo balaio ou consideram similares às situações de indisciplina, de falta de polidez e os atos de violência, como o bullying.
Se no senso comum essa confusão acontece, entre nós, educadores, ela precisa ser abolida. Portanto, é preciso fazer algumas importantes distinções entre os problemas mais recorrentes de convivência no contexto escolar, buscando compreender as características e possíveis consequências desses tipos de violência.
Primeiramente, é necessário reconhecer no ambiente escolar a existência de dois grandes grupos de manifestações que geralmente causam inúmeros problemas de convivência: as perturbadoras – ou indisciplinadas – e as de caráter violento.
Manifestações perturbadoras
O primeiro grupo refere-se aos confrontos existentes entre pares ou entre aluno e professor, em que muitas vezes há a violação de normas consideradas como justas e