Por uma web menos anônima
Ouvimos muitos comentários sobre a falta de anonimato junto à Internet. As redes sociais, as “teias digitais”, fazem com que as pessoas se conectem, todo o tempo. E faz com que a geração “pseudo - voyeurista” da internet tenha cada vez mais assuntos para se comentar – sobre os outros. Ou sobre sua própria vida.
Meu objetivo aqui não é discutir, e sim explicar como funciona e quais são as redes sociais mais comentadas, utilizadas e promissoras no mundo digital, atualmente.
Facebook - Os usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.
Orkut – Antecessor do Facebook, usa basicamente o mesmo sistema, contendo perfis, fotos e comunidades de interesses pessoais.
Myspace – A navegação é realizada através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Existem várias características especiais, como: “MySpaceIM”, que é um mensageiro instantâneo, assim como o Messenger, “MySpace Sports”, local para comentários sobre esportes, “MySpace Books” (Livros), “MySpace Horoscopes” (Horóscopos), “MySpace Jobs” (Empregos), “MySpace Movies” (Filmes), “MYSpace Karaoke” (local para incluir suas experiências musicais), My Space Classifieds (classificados), etc.
Twitter - Permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas em tempo real.
Todas as redes possuem basicamente as mesmas características – unir pessoas, conhecer novas e expor, ou não, a vida social. O importante é saber o que postar, já que o conteúdo postado é de responsabilidade do usuário, e faz-se necessário avaliar até que ponto quer-se ter sua vida exposta.