ATPS 2 SEM
Curso: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Nome: Flávio Santana RA: 8512789902
Nome: Pamela Camporezi Freitas RA: 8976207352
Desafio Profissional 2º Semestre
Tutor: Ricardo Nazareno
Campinas, 17 de Setembro de 2014
Passo 1:
O que é Algoritmo e Lógica de Programação?
A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estes dispositivos mecânicos, eletrônicos
(como os computadores) ou de natureza mista.
Para que a automação de uma tarefa seja bem-sucedida é necessário que a máquina que passará a realizá-la seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processo a ser automatizado com eficiência, de modo a garantir a repetibilidade do mesmo.
Assim, é necessário que seja especificado com clareza e exatidão o que deve ser realizado em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a sequência em que estas fases devem ser realizadas.
A especificação da sequência lógica ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, dá-se o nome de algoritmo.
Ao contrário do que se pode pensar, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer às necessidades da computação. Pelo contrário, a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos. Na verdade, há inúmeros casos que podem exemplificar o uso (involuntário ou não) de algoritmos para a padronização do exercício de tarefas rotineiras.
Na verdade, os algoritmos estão presentes no nosso dia-a-dia sem que saibamos, pois uma receita culinária, as instruções de uso de um equipamento ou as indicações de um instrutor sobre como estacionar um carro, por exemplo, nada mais são do que algoritmos.
Na informática, o algoritmo é o "projeto do programa", ou seja, antes de se fazer um programa (software) na Linguagem de Programação desejada (Pascal, C, Delphi, etc.) deve-se