Estrutura De Membrana
Membrana
Nome: Zenaide Sales Barbosa
RA:85574
Nome: Junio A. Buchino da Silva
RA:85647
Nome: João Victor Alves da Silva
RA: 85459
As estruturas de membrana compreendem as estruturas de membrana protendida por cabos e as estruturas pneumáticas. Ambas estão sendo usadas em coberturas de centros esportivos, de áreas comerciais e de construções industriais, entre outras
SISTEMA
CONSTRUTIVO
As estruturas de membrana empregadas em coberturas são um sistema construtivo formado principalmente pela membrana estrutural, a qual ainda tem a função de vedar.
As membranas estruturais são folhas flexíveis que resistem às ações devido à sua forma, às suas características físicas e ao seu pré-tracionamento. A forma da superfície é definida por uma configuração possível de equilíbrio. Suas características físicas definem a sua resistência à tração, limitando os níveis de tensão que podem ser atingidos. O pré-tracionamento é o necessário para assegurar que a membrana esteja sempre submetida a esforços de tração.
A construção dessas coberturas é relativamente simples, sendo necessário o mesmo nível de cuidado e de controle dispensado às construções convencionais. Os principais aspectos da construção são aqueles ligados à confecção da membrana, ao sistema de bombeamento de ar e ao sistema de acesso (para o caso das estruturas pneumáticas) Como a membrana é encontrada comercialmente em rolos, esta precisa ser cortada em pedaços que, emendados e protendidos, proporcionem a forma da superfície tridimensional apropriada. Nesta fase do projeto, define-se o modelo de corte da membrana, o qual é denominado cutting pattern.
Assim sendo, após a determinação da configuração inicial da superfície da membrana, em uma primeira etapa da definição do modelo de corte, esta superfície tridimensional é dividida em pedaços, Fig.(3.3). Estes pedaços são a determinação dos parâmetros de corte/emenda, ainda em três dimensões
Em uma segunda etapa da definição do modelo de corte,