ATPS 04
O processo de negociação como sistema se define em 3 etapas, sendo entradas, processos e saídas.
A entrada é o inicio de qualquer negociação e varia de pessoa para pessoa devido ás diferenças, características, valores pessoais e os interesses. É essencial trocar informações e deixar claro desde o começo o que se deseja.
Para isso é necessário o preparo e planejamento alem do uso da informação de forma clara e objetiva.
O processo é a transformação da entrada em saídas, ou seja, inicio da negociação com a conclusão da negociação.
Saída é o processo final da negociação, etapa onde o negocio esta para ser concluído, o obejeto negociado por si já esta definido e cabe a barganha das partes com concessões ou não até a conclusão, fechamento do negócio.
O processo de comunicação em uma negociação é a habilidade de entender e ser entendido tem a ver com saber escutar e transmitir ideias, que é a essência e a consequência da própria negociação e se baseia em, o emissor envia a mensagem seu receptor que faz o entendimento da o feedback mostrando ao interlocutor que a comunicação esta tendo êxito.
A comunicação na negociação é extramente importante, sem ela não é possível ter a negociação, isso porque as partes envolvidas não saberia do interesses da outra parte e com e nem seria possível discutir valores e haver o entendimento das partes, por isso é fundamental uma comunicação clara e objetiva entre as partes.
A melhor forma de se fazer uma comunicação assertiva em uma negociação é fazer com que ela seja clara, objetiva e adequada, fazendo com que todas as partes possam expressar, suas opiniões, criticas, soluções e ideias.
2. O processo de Negociação
Em toda negociação o objetivo dos envolvidos no processo é sempre ganhar, mas há várias formas de ganho. Quando apenas uma das partes ganha, a outra perde; quando ambas as partes perdem; quando não entram em um acordo, portanto não há ganhadores e nem perdedores; e quando todas as partes envolvidas