Atos do apostolos - inicio e desenvolvimento da congregaçao crista
Esse livro é chamado assim desde o segundo século, Mas quem escreveu o livro de atos?
Bom Irmãos, Embora Lucas não assinasse seu nome, foi ele o escritor desse livro.
Muitas Descobertas que foram feitas apontam para Lucas.
Esse livro é muito importante para nós hoje por que nos fornece uma história muito fidedigna e abrangente do começo e do rápido desenvolvimento da organização cristã.
1° os Judeus, Depois os Samaritanos e por fim as nações Gentias.
Vejamos ATOS 8:12: Vimos que o Tema que tanto predomina no livro de Atos é o Reino de Deus.
Esse Livro fala principalmente sobre as atividades de Paulo e de Pedro em vez de todos os apóstolos em geral, Mas somos sempre lembrados de que os Apóstolos realizaram plenamente seu ministério.
Esse Livro abrange um período de aproximadamente 28 anos desde a ascensão de Jesus em 33 E.C. até o fim do segundo ano da prisão de Paulo em Roma por volta de 61 E.C.
O Escritor Lucas acompanha Paulo em grande parte de suas viagens, inclusive a viagem a Roma.
Vamos ver Col. 4:14: Aqui Paulo menciona a presença de Lucas e foi ali em Roma que Lucas Concluiu o livro de Atos.
Lucas foi testemunha ocular de grande parte do que escreveu, mas ele também teve ajuda de concristãos como de João Marcus, Felipe e o Próprio Apostolo Paulo.
O livro de Atos Irmãos, relata realmente o início da congregação cristã e um registro do seu zeloso testemunho público em face de feroz perseguição.
O Livro de Atos fala também dos 3 Mil que foram batizados, Da morte de Estevão, Da conversão da família de Cornélio, Da Aparição de Jesus a Paulo e de como o Corpo Governante tratou sobre a Circuncisão.
Então irmãos, as Testemunhas de Jeová do 1° século receberam uma responsabilidade única.
Responsabilidade esta que recai sobre os cristãos genuínos até hoje que é de contribuir com o crescimento da organização terrestre de Jeová, através do trabalho de fazer discípulos.