atmosfera
Existem na atmosfera vários agentes poluentes. Eles são produzidos, principalmente, por automóveis, motocicletas, aviões, fábricas, queimadas, centrais termoelétricas, geradores movidos a combustíveis fósseis, vulcões e etc. A presença dos elementos que seguem abaixo, depende muito da localização, uso do solo e atividades que são realizadas na área. Portanto, dificilmente encontraremos todos os elementos numa mesma cidade ou área específica. Regiões com grande tráfego de veículos, por exemplo, apresentam o ar com forte presença de monóxido de carbono.
Principais causadores da Poluição do Ar
- Dióxido de Enxofre: gás tóxico, incolor e denso. Produzido, principalmente, por vulcões, queima de diesel e em alguns processos industriais. Pode provocar a chuva ácida.
- Dióxido de Azoto: gás tóxico com cheiro forte e irritante. Produzido, principalmente, em veículos como motores a explosão e também na queima de querosene.
- Monóxido de Carbono: produzido na queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) e também na combustão de madeira, carvão mineral e gás natural. É incolor (sem cor) e inodoro (não possui cheiro).
- Dióxido de nitrogênio: formado nos processos de combustão de veículos, usinas térmicas e indústrias. Muito nocivo, participa da formação do ozônio e da chuva ácida.
- Compostos orgânicos voláteis (metano, xileno, benzeno, butano e propano)
- Partículas sólidas finas e inaláveis (pólen, fuligem, poeira, fumaça e partículas do solo).
- Poluentes tóxicos (amianto, dioxinas, tolueno, cromo, cádmio)
- Ozônio - muito nocivo à saúde humana. É gerado a partir da reação dos raios solares com outras substâncias presentes no ar poluído (dióxido de nitrogênio, vapor de solventes e combustíveis não queimados totalmente).