Atmosfera
ESCOLA BÁSICA CARLOS RIBEIRO
Ano Letivo 2013/2014
FICHA INFORMATIVA – Atmosfera
1 – A Terra: um sistema natural em equilíbrio
A Terra é constituída por quatro domínios distintos: o gasoso (atmosfera); a água no estado líquido - oceanos, mares, rios, lagos e estado sólido - neves, glaciares (hidrosfera); as grandes massas sólidas como os continentes, as ilhas e o fundo dos oceanos (litosfera) e todos os seres vivos (biosfera).
2- O que é a atmosfera?
Atmosfera é a camada gasosa que envolve, protege e acompanha a Terra nos seus movimentos de rotação e translação. 3 – Qual é a importância da atmosfera?
A atmosfera contém o oxigénio essencial à respiração dos seres vivos;
- regulariza as temperaturas, através do efeito de estufa;
- permite a ocorrência dos fenómenos meteorológicos como o vento, as trovoadas e a precipitação;
- impede que uma parte significativa de meteoros chegue à superfície terrestre;
- protege das radiações solares ultravioletas.
4. Quais são as camadas que constituem a atmosfera?
A- Troposfera: camada que se encontra em contacto com a superfície da Terra e é a menos espessa (espessura média de 12km diminuindo do equador para os pólos). É onde ocorrem os fenómenos meteorológicos responsáveis pela formação de nuvens
E
e pela queda de precipitação.
Nesta camada a temperatura diminui à medida que subimos em altitude, cerca de 6 ºC por cada 1000m (1km). Esta variação denomina-se gradiente térmico vertical. O limite superior da troposfera é a tropopausa.
B– Estratosfera: tem como principal característica apresentar os
D
gases, que a constituem, dispostos em camadas. A temperatura mantém-se constante até aos 25 km. Dos 25Km aos 50 Km a temperatura aumenta devido à presença da camada de ozono que absorve a maior parte das radiações solares ultravioletas. Tem o limite superior por volta dos 50 Km de altitude – Estratopausa.
C- Mesosfera: tem como característica principal absorver pouca radiação solar,