Atletismo
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Licenciatura em Educação Física
Ensino do Atletismo
Fortaleza – CE
2013
Seminário de Atletismo
Objetivo Geral:
Analisar as aulas de Educação Física nas Escolas Pública e Particular, vendo se é abordado o conteúdo do atletismo.
Objetivo Específico:
Analisar, Questionar e Concluir.
Justificativa:
O atletismo é um esporte que na maioria das vezes é deixado de lado na Educação Física escolar. E o que a maioria dos professores fala sobre isso é que a falta de estrutura nas escolas para o esporte é o principal motivo para o desinteresse.
Mas o atletismo devia ser aplicado nas escolas, mesmo com a falta de estrutura, pois além de o atletismo possibilitar a participação de todos independente da capacidade motora do aluno, mas também é uma atividade prazerosa de se desenvolver.
Portanto o atletismo deve ser aplicado na educação física escolar para apresentar aos alunos todas as possibilidades do esporte e com conteúdos voltados à saúde, à antropologia e à história do esporte, além de usar o atletismo como base para os outros esportes através das práticas das habilidades motoras.
Introdução
História do Atletismo
O Atletismo é o esporte mais antigo, iniciou no ano de 776 a.C., mas em 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos, isso durou oito séculos e em meados do século XIX, na Inglterra, as Olimpíadas voltaram.
Em 1896 foram iniciados os jogos Olimpicos em Atenas, tendo uma restauração dos jogos que ocorriam em Olimpia, antigamente. Mais tarde os jogos passaram a ser de 4 em 4 anos em países distintos.
Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF)
. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista;