Atletismo
Historicamente, a sua origem remonta à Antiguidade Clássica, onde toma a forma de um desporto regulamentado. Ao longo da sua evolução, o seu programa de provas foi sendo modificado e ampliado, sendo actualmente constituído por disciplinas muito variadas, tanto na forma de execução, como em relação às características técnicas requeridas para a sua realização. Este é o caso das corridas, dos saltos, e dos lançamentos.
Corrida de Velocidade
Corrida de velocidade (40 a 60 metros) com partida baixa (agachada em tacos, blocos de partida)
Características da corrida de velocidade:
A corrida é a capacidade natural que o homem possui para se deslocar rapidamente, alternando o apoio de um pé com a suspensão, mas é um movimento natural que só se optimiza mediante um rigoroso e específico processo de ensino-aprendizagem. A corrida de velocidade é um tipo de corrida em que a distância a percorrer é curta e efectuada o mais rapidamente possível.
Na corrida de velocidade são normalmente consideradas quatro fases:
1. Partida
2. Aceleração
3. Velocidade
4. Perda de velocidade
1.Partida
Em situação de competição, existe um juiz que controla os procedimentos da partida, através das seguintes vozes de comando:
“Aos seus lugares”
“Prontos”
Sinal sonoro, tiro ou apito
Determinantes técnicas
À voz de “aos seus lugares” deves
1. Deslocar-te rapidamente para os blocos de partida, onde te colocas na posição clássica de cinco apoios, com as pernas flectidas e os pés fortemente apoiados nos blocos de partida, e o joelho da perna de trás no solo;
2. Ter as mãos colocadas perto da linha de partida, ligeiramente mais afastadas que a largura dos ombros, e equidistantes do eixo do corpo; os dedos polegar e indicador devem ser colocados próximos da linha de partida;
3. Ter a cabeça no “prolongamento” do tronco.
Atenção: