Atletismo
Nos estudos do desenvolvimento motor eles se enquadram na fase de combinação dos movimentos fundamentais, onde há uma melhoria da execução e aumento da capacidade de combinação de movimentos básicos e início do domínio de habilidades específicas, nesta fase as crianças já detêm uma gama de experiências de movimentos, onde tornasse útil realizar as atividades dentro de uma abordagem construtivista-interacionista onde, o objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades básicas.
O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. “o atletismo é chamado de esporte-base,
. A prática do atletismo nas escolas de ensino fundamental faz com que os alunos consolidem as formas básicas das atividades motoras do ser humano, desenvolvendo assim movimentos valiosos que lhe auxiliaram em suas tarefas diárias, além de apreciável contribuição ao desenvolvimento mental e higiênico de cada aluno, preparando e auxiliando para sua formação como cidadão.
O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pré- atletismo", onde, na primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos correr, saltar e lançar; e na segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do Atletismo.
FAVORECENDO E MELHORANDO O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Durante as aulas em que foram aplicadas as provas de corridas, que não envolviam obstáculos ou barreiras, verificou-se uma grande facilidade de execução, cada aluno realizava o gesto motor a seu modo, sem que fossem determinados padrões de coordenação técnica. As definições espaço-temporal e de lateralidade, nessa fase, já estão bem estruturadas para o movimento básico de correr e caminhar. A