ativos
ATIVOS - Segundo a Teoria FASB somente são considerados ativos bens ou direitos oriundos de transações passadas que irão gerar benefícios econômicos futuros prováveis e que estão sob controle da empresa. A IASC também defende que somente são ativos um recurso controlado pela empresa, resultante de eventos passados e que irão gerar benefícios econômicos futuros. Já Perez e Famá (2006) consideram ativos os bens e os direitos expressos em moeda e à disposição da organização.
Se formos analisa com uma ótica econômica e financeira iremos ter como ativos os recursos controlados pela empresa capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa). Sendo assim , todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de gerar fluxo de caixa pode ser considerado um ativo.
PASSIVOS – Segundo Most (1986) passivo representaria possíveis sacrifícios econômicos que a empresa passaria no futuro normalmente decorrentes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferisse ativos ou fornecesse serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações que ocorreram no passado. Essas obrigações podem derivar da aquisição de bens ou serviços, de perdas ocorridas.
Os passivos podem ser de curto ou de longo prazo e normalmente são classificados no circulante e eles também podem ser monetários ou não monetários. E atualmente existem até os passivos ambientais que são quando que em decorrência de um evento ou uma transação que reflita a interação da organização com o meio ambiente, que exigira sacrifícios futuros prováveis por meio de entrega de ativos ou prestação de serviço.
GOODWILL – É uma expectativa de rentabilidade Futura , mas ele deve ser um bem adquirido pela empresa e não criado pela mesma.
RECEITAS -- são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade, ou liquidações de sues passivos (ou ambos), decorrentes da