Ativos Intangíveis
CPC 04 – Ativo Intangível
Ativo intangível Monetário – Conceito: É um ativo identificável sem substância física (CPC 04 – R1), isto é, sem corpo físico. Os ativos intangíveis são incorpóreos representados por direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.
Os bens e direitos intangíveis, portanto, não podem ser tocados porque não têm corpo, mas podem ser negociados, transferidos ou vendidos, essas são as características básicas do intangível.
Exemplos:
Marcas e Patentes;
Direitos Autorais;
Softwares;
Licenças e Franquias;
Reputação da empresa;
Reconhecimento da Marca;
Desenvolvimento em Tecnologia;
Modelos, Projetos e Protótipos
ISO 9000
Os bens e direitos intangíveis, portanto, não podem ser tocados porque não têm corpo, mas podem ser negociados, transferidos ou vendidos, essas são as características básicas do intangível.
Gestão de Ativos Intangíveis
O processo decisório é suportado por informações estratégicas, produzidas em um sistema de inteligência competitiva que atenda a necessidade de cada usuário construindo assim ativos intangíveis e aumento de valor das organizações.
Os ativos intangíveis são a fonte de vantagens sustentáveis. A agregação de valor pode e deve ser medida proporcionada condições de negociação com financiadores, além de atrair recursos de investidores.
Criação de Valor nas Empresas
O trabalho mental agrega valor, produz riqueza, cria ativos intangíveis. Cabe as empresas buscarem sistematizar seus intelectos a fim de produzir novos conhecimentos, criar oportunidades nesse mercado competitivo e globalização.
No mercado real, a criação de valor acontece quando o retorno sobre o capital investido for superior ao custo de oportunidade do capital.
Quanto mais se investir em retornos superiores, mais se cria capital, ou seja, crescimento com margem superior ao custo de capital próprio.
Fazer escolhas que maximizem o valor presente dos fluxos de caixa previstos ou o