Ativo
Para auxiliar no entendimento das normas da contabilidade, de acordo com Iasb, Fasb e as normas brasileiras, é necessário ter uma sólida definição dos principais conceitos contábeis, para servir de base para a aplicação correta nas situações práticas. Os conceitos são diretamente ligados ao trabalho diário do contador.
De acordo com Iasb, o ativo é “um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e que se espera que forneça futuros benefícios econômicos para a entidade”. A definição de alguns autores influenciaram para nesta definição, como Moonitz e Sprouse, quando classificam o ativo como “futuros benefício econômicos esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de transação corrente ou passada”.
A definição do Iasb é importante, pois limita os itens que devem aparecer na demonstração do balanço patrimonial, sendo necessário para se enquadrar no ativo deve seguir três condições:
• gerar benefício econômico futuro,
• ser controlado pela entidade e
• ser resultante de um evento que ocorreu no passado.
Benefício econômico futuro
O benefício econômico futuro refere-se ao potencial de contribuição para o fluxo de caixa ou equivalentes para entidade. Segundo a Estrutura Conceitual da CVM do CPC, este benefício pode ser a forma de algo que será convertido em caixa ou que pode reduzir as saídas de caixa.
Existem três possíveis fatores que podem determinar a ocorrência do benefício futuro:
• existência de valor de mercado, indicando que o ativo pode ser comprado ou vendido,
• sua aceitação por parte de terceiros como pagamento de dívida e
• o fato de ser utilizada para melhorar a produtividade de bens e serviços da entidade.
Os ativos podem dar origem a benefício econômico quando usados na produção de estoques ou serviços vendidos pela entidade, trocados por outros ativos, usados para reduzir um passivo, ou distribuídos aos proprietários da entidade.
Embora o ativo esteja vinculado ao