ativo e sua avaliação
Ativo representa o núcleo da teoria contábil.
A sua compreensão, a natureza de um ativo é fundamental para o entendimento dos demais conceitos.
Após a sua compreensão fica fácil o estudo teórico dos outros elementos que compõem as Demonstrações Contábeis.
O objetivo da contabilidade é a mensuração do patrimônio (ou da riqueza) que está sob o controle de determinada entidade.
A mensuração do patrimônio e do lucro, ou seja, as suas variações patrimoniais, estão diretamente relacionadas com a maneira como os ativos da entidade são avaliados.
4.1.1 Introdução
Quando olhamos a nossa volta, vemos ativos na forma de pessoas, recursos naturais, maquinas e equipamentos, imóveis, moveis e utensílios, entre outros.
Sendo assim, a compreensão de Ativo e suas avaliações requer saber o conceito de ativo e de avaliação.
4.1.2 Conceito de Ativo:
Imagine uma arvore.
- Ela nos dá:
-sombra, frutos, suas folhas e casca do caule podem ter propriedades medicinais, fornece a madeira (a qual tem varias utilidades).
-Purifica o ar, através do seqüestro do gás carbônico (expelido pelas fabricas, veículos e queimadas, convertendo-o no oxigênio (que respiramos).
Enfim, pode-se extrair da arvore muitos benefícios e utilidades.
Mas: alguns desses benefícios requerem um esforço para que sejam obtidos. - ex.: é necessário contar com alguma tecnologia para extrair os frutos, madeira e remédio das folhas. E os benefícios não são gerados em um único momento, e sim, ao longo da vida da árvore.
Este exemplo ocorre com qualquer outro objeto natural ou fabricado. Porque possuem potencial de utilidade que pode ser convertido em benefícios para quem deles se servem.
A arvore é um exemplo de Ativo.
Ou seja, Ativo é o potencial de benefícios líquidos que se espera obter de um agente.
Ainda:
-potencial de benefícios líquidos: significa que Ativo é um estoque de utilidades. Os benefícios são líquidos, isto é, o que sobra depois que