ATIVO INTANGIVEL
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
Aluno: Bruno Pessoa do Carmo 3º Período Noite
ATIVO INTANGÍVEL
1- O que é um ativo intangível?
R= Segundo CPC 04 é um ativo não monetário identificável sem substancia física. São incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização. Independente de estarem contabilizados possui valor e pode agregar vantagens competitivas, tal como é o caso de uma marca.
2- Quais são as principais características do ativo intangível?
R= Suas principais características são:
Ser identificável.
Ser controlável
Ser gerador de beneficio econômico futuro.
3- Todo ativo intangível é passível de registro contábil? As empresas devem (e podem) registrar contabilmente todos os seus intangíveis? Explique.
R= Para ser passível de registro contábil o mesmo deve proporcionar benefícios econômicos futuros por meio de seu emprego nas atividades da entidade que o controla. Um intangível só deve ser reconhecido se:
For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade.
O custo do ativo possa ser mensurado com segurança.
4- A partir de quando as empresas começaram a apresentar esse grupo de ativo nos seus balanços? Qual o marco legal e normativo existente no Brasil, que exigiu das empresas o registro e a evidenciação desse grupo no Balanço Patrimonial?
R= A partir da alteração da legislação societária brasileira promovida pelas Leis N° 11638/07 e 11941/09 e medida provisória N° 449/08. Aplicação da Lei 11638, para as companhias abertas e fechadas e sociedades de grande porte passou a ser uma exigência para os exercícios sociais com inicio a partir de 1º de janeiro de 2008.
5- Todo ativo intangível é amortizável? Explique.
R= Não, nem todo ativo intangível é amortizável, amortiza-lo ou não vai depender da sua vida útil – definida (conhecida) ou