Ativo Intangivel
FLORIANÓPOLIS – IESGF
ANDRÉ LUIZ HINKEL
DENISE SILVA
EDUARDA DA SILVA GONÇALVES
IVAN JOSÉ RASCHE
JHAINE KATHELEEN MARIOTTI
KARYN SOUZA DOS SANTOS
MARCO AURÉLIO SENS
MARISA DE SOUZA
WILLIAN PEREIRA
ATIVO INTANGÍVEL
SÃO JOSÉ, 2013
ANDRÉ LUIZ HINKEL
DENISE SILVA
EDUARDA DA SILVA GONÇALVES
IVAN JOSÉ RASCHE
JHAINE KATHELEEN MARIOTTI
KARYN SOUZA DOS SANTOS
MARCO AURÉLIO SENS MARISA DE SOUZA
WILLIAN PEREIRA
ATIVO INTANGÍVEL
Atividade prática supervisionada submetida ao Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF, como requisito parcial para conclusão da 3ª. fase do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Orientador: Alex Charles Silva de Aguiar.
SÃO JOSÉ, 2013
SUMÁRIO
2.6. Antônio Lopes de Sá 14
1. INTRODUÇÃO
Numa economia onde as organizações cada vez mais se destacam no mercado pela capacidade de gerar riqueza através da inovação e desenvolvimento de produto e/ou serviço, fica evidente que um dos fatores mais importantes para a continuidade da organização é o conhecimento. As empresas passaram a investir mais em desenvolvimento, pesquisa de produtos e serviços, softwares, marcas, bancos de dados, capacitação de funcionários e relacionamento com clientes, visando a aumentar a eficácia e a competitividade da organização. Tais conhecimentos se traduzem em vantagens para as organizações atuantes nos mais variados setores da economia, proporcionando ganhos, agregando valor a seus produtos e serviços e conseqüentemente o reconhecimento no mercado.
Segundo Herckert (2004), “a era em que vivemos deu destaque à avaliação do poder lucrativo e de continuidade da empresa, sob a ótica de um verdadeiro capital humano, um intangível que se já era de interesse de estudiosos, no passado, passou a ganhar um relevo especial em nossos dias.”
Entretanto, a contabilidade enfrenta dificuldades para medir ativos de natureza intangível, pois eles