Atividades
A etapa do processo de negociação inclui entradas que são influencias as quais a negociação esta sujeita fornecendo ao sistema as necessidades operacionais e saídas resultados da negociação ou alternativamente a razão da existência do sistema. As entradas podem ser encontradas com diversas terminologias: estímulos, influencias ou inputs, significando o começo, as saídas podem ser encontradas também com diversas terminologias: respostas, consequências, resultados e outputs
O processo consiste em estabelecer procedimentos para a ação do negociador, ou seja, definir claramente quais são as metas ou objetivos a serem conquistados com a negociação. Para que um processo de negociação tenha êxitos e sucesso se faz necessário obter o Maximo de informações possíveis sobre o objeto da negociação e sobre a pessoa com quem se vai negociar e um passo imprescindível para dar segurança ao negociador na hora de negociar a transação ou efetivar o acordo.
A comunicação pode ser definida como o processo pelo qual a informação e trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento. Não significa apenas enviar uma informação, mas torná-la comum entre as pessoas envolvidas.
A negociação eficaz depende, portanto, de muita competência. Deve ser sempre lembrado que esta competência diz respeito não somente a aspectos da realidade externa dos negociadores, mas também e, sobretudo, de suas realidades internas, tal como seus processos de percepção, expectativas, emoções, temores, atitudes, crenças, valores e necessidades.
Bibliografia
NEGOCIAÇÃO TOTAL: ENCONTRANDO SOLUÇÕES, VENCENDO RESISTÊNCIAS, OBTENDO RESULTADOS.
Jose Augusto Wanderley
Técnicas de negociação
Dante Pinheiro Martinelli
Flavia Angeline