Atividades supervisionadas
Centro de Educação a Distância
Pólo – Tupã- SP
Curso – Serviço Social – 6º Termo
Data da entrega - 19/09/2012
Professora Presencial: Maria Ireni Gaito Hirotsu
Professor Tutor á Distancia: Maria Suzanir Fernanda Maia
Acadêmicas:
Elizete Pinheiro da Rocha RA - 229846
Maristela Simões Lacerda RA - 229847
Mara Silvia de Góes Jacob RA - 229853
Orasilia Mestrinheire Húngaro RA - 193204
Maria de Lourdes Evangelista RA - 205328
1 - INTRODUÇÃO
Entende-se que o objetivo fundamental da pesquisa é o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, descobrindo respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.
A pesquisa envolve todos os aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais.
Sendo assim, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social, será abordado, enfatizando que o mesmo parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos.
Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo.
Assim, o conceito de pesquisa aqui adotado aplica-se às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências sociais, incluindo Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Economia etc.
Contudo, a pesquisa pura busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e conseqüências práticas.
2 – JUSTIFICATIVA
Justifica-se a execução do presente trabalho, devido a acreditar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade