Atividades sentadas
Regra Fundamental para Trabalho Manual
Uma pesquisa clássica de Ellis[50] no ano de 1951 é muitas vezes mencionada quando se discutem alturas de trabalho. Ellis pôde comprovar uma regra empírica: a velocidade máxima de um trabalho manual, executado em frente ao corpo, pode ser alcançada quando se trabalha com o cotovelo baixo e com o braço dobrado em ângulo reto. Esta é uma base geral válida para a determinação da altura de trabalho para atividades sentadas.
Para Trabalhos Delicados a Curta distância visual
Todavia, quando o trabalho sentado consiste em atividade de precisão muito fina, devem ser consideradas as distâncias visuais ótimas. Nestas condições, a superfície de trabalho deve ser elevada até que o trabalhador veja bem o seu objeto de trabalho, sem com isto forçar demasiadamente a curvatura das costas ou da nuca.
Espaço Livre para os Joelhos
Quando a medida antropométrica “altura dos joelhos” de pessoas altas na tabela 4 é usada para base de cálculos, e se nós adicionarmos alguns cm. para os saltos dos sapatos e para um mínimo de movimentação da coxa, chegamos nas seguintes medidas de espaço livre para os joelhos:
Homens = 59cm + 5cm = 64cm
Mulheres = 54cm + 7cm = 61cm
A Medida mais Importante: a Distância entre Assento e a Mesa
Uma leve inclinação do tronco para frente, com os braços apoiados na mesa é seguramente uma postura pouco cansativa para ler ou escrever. Para possibilitar uma posição tão confortável, a distância entre o assento e a superfície da mesa deve ficar entre 27 e 30cm. Os empregados do escritório procuram, em primeira instância, uma posição do tronco relaxada e confortável; eles preferem um assento com uma altura não ideal do que sacrificar uma posição desconfortável para o tronco. A posição relaxada do tronco é a prioridade.
Espaço Livre para as Pernas
Em mesas para escritório, é importante que haja espaço suficiente para as pernas. As pernas devem poder