ATIVIDADES PRÁTICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA DE BIOLOGIA
PROFESSORA FLÁVIA LINS
DOCENTES HIRVISON J. MATOS DE SOUSA E JOYCE PRISCILA
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA FOTOSSÍNTESE – LUZ E OXIGÊNIO Objetivos: Observar a influência da intensidade luminosa no processo da fotossíntese. Duração: Aproximadamente 50 min. Local: Laboratório adequado ou sala de aula. Material:
Ramos de Egeria densa (Elódea);
Béquer e ou recipiente transparente com aproximadamente 1000 ml;
Água de preferencia de aquário (Local em que estará a planta);
Bicarbonato de sódio;
Luminária;
Régua. Número de participantes: No máximo 30. Procedimentos:
Acrescentar no béquer ou em recipiente transparente cerca de 300 ml de água de aquário e 400 ml da solução de bicarbonato de sódio. Com dois, ou mais, ramos da Elódea que dever ser encaixado no funil adaptando no fundo do mesmo béquer. Instalar a luminária nas seguintes distâncias da planta: 12cm, 25cm, 50cm. Observar, anotando o número de bolhas soltas pela planta, nos tempos de 5 minutos, 10 minutos e 15 minutos. Para facilitar a anotação dos resultados, fornecer a seguinte tabela:
TEMPO / DISTÂNCIA
12 cm
25 cm
50 cm
Após 5 mim
Após 10 mim
Após 15 mim
TOTAL
Resultados esperados:
O número de bolhas observadas deverá ser anotado na tabela.
Discussões esperadas:
A solução de bicarbonato de sódio é utilizada para a observação da formação das bolhas através da fotossíntese. Deverá ser observado que quanto mais próximo à luminária estiver da planta, maior será a formação de bolhas. Portanto, deverá ser discutido que quanto maior ou mais próxima a concentração luminosa maior será a fotossíntese. Extrapolar o raciocínio relacionando com a capacidade fotossintética de plantas tropicais/equatoriais com plantas de regiões temperadas, que teoricamente as plantas que habitam as regiões