Atividades para entregar
Tema 1: “Pesquisa em Serviço Social: Relembrando Conceitos”
Tema 2: “Por que pesquisamos, introdução aos conceitos basilares da pesquisa” 1. Tendo como base as informações dispostas sobre o processo de Construção sócio-historico do Serviço Social, por que podemos afirmar que o Serviço Social tem sua gênese na sociedade civil e não no Estado.
R: Porque o Serviço Social é uma profissão que nasce da relação entre o capital e o trabalho e tem nas questões sociais o seu objeto de trabalho, tem sua gênese nas ações caritativas e da benesse, influenciado pelas orientações da igreja católica e ao longo da história, registra sua emergência na sociedade civil e não no Estado.
2. O Serviço Social se apropria de outros saberes para a produção do conhecimento. Na sua opinião, de que maneira os outros saberes contribuem com a prática do Serviço social ¿ Descreva sua resposta em um texto com no mínimo 5 linhas.
R. Contribuem de maneira significativa, pois foi a partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social que os profissionais pautaram suas referências teóricas na concepção Marxista( dialética), tal movimento foi uma ruptura com o conservadorismo do Serviço Social, que até então tinha seu trabalho voltado somente para a caridade e a benevolência.
3. Descreva com suas palavras, em um texto com no mínimo 5 linhas, o que diferencia uma pesquisa do cotidiano social de uma pesquisa do cotidiano profissional\ acadêmico\ profissional¿
R. “ Produzir conhecimento através da pesquisa é uma das dimensões da práxis humana e sendo assim é uma forma de trabalho cuja finalidade é desvendar o processo de constituição da realidade natural e social, possibilitando ao homem enfrentar os desafios presentes no seu cotidiano e existência”.( BOURGUIGNON, 2004, p.79). Neste sentido a pesquisa, em seu sentido científico\ acadêmico\ profissional, sempre nasce de um questionamento, de uma inquietação e é seguida de uma hipótese que orienta.