Atividades N1
PERGUNTA 1
1. A diversidade cultural ganhou importância para as empresas, especialmente a partir da década de 90, em função das mudanças demográficas que passaram a ocorrer tanto na força de trabalho quanto no mercado consumidor. Um número crescente de pessoas oriundos de grupos considerados minorias (mulheres, negros, etc.) passaram a fazer parte do mercado de trabalho e, consequentemente, do mercado consumidor tornando a diversidade cultural um desafio organizacional a ser compreendido e gerenciado (ALVARES, 2010)
Nos dias de hoje, determinadas minorias sociais que representam grandes contingentes de pessoas têm dificuldades para progredir em suas carreiras por diversas razões, resultando em progresso limitado para esses grupos. No que se refere a esta realidade nas organizações, pode-se afirmar que, assinale a alternativa INCORRETA:
a.
A implementação de políticas voltadas para a inclusão da população negra no mercado de trabalho favorece a diversidade nas empresas.
b.
Os trabalhadores advindos dos chamados grupos minoritários, ao terem a possibilidade de ingressarem nas empresas acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.
c.
Além da obrigatoriedade legal, as práticas de inclusão social que possibilitam a participação de pessoas deficientes no mercado de trabalho, pode fazer com que os grupos sociais internos da organização adquiram maior sensibilidade, atenuando o preconceito, o que proporciona maior equidade e coesão cultural.
d.
Uma das medidas legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso das chamadas minorias ao mercado de trabalho seria uma lei que proíbe recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou gravidez.
e.
A segregação ocupacional por sexo amplia as possibilidades de formação da mão de obra feminina.
0,25 pontos
PERGUNTA 2
1. Levantamento feito