Atividades Geológicas
Acadêmico: Felippe Gregory Turno: Matutino Período: 2º
Curso: Engenharia de Minas Disciplina: Geologia
Atividades Geológicas do Mar
A energia solar é a responsável pelos movimentos oceânicos e neles induz variações de temperatura e de salinidade. Se não fosse pelo transporte de calor pela corrente do Golfo, a Grã-Bretanha e o norte da Europa seriam muito mais frios do que são hoje. Os sedimentos chegam ao oceano transportados pelos ventos, pelo deflúvio terrestre, pelo gelo (degelo de icebergs), pela atividade hidrotermal, pelo vulcanismo submarino, etc. Os sedimentos das grandes profundidades oceânicas têm de 0,2 % a 0,5% de carbono orgânico, bem menos do que o das plataformas continentais, que tem cerca de 5%. Segundo Seguio, o processo de sedimentação é a decantação de partículas minerais ou orgânicas. Esse material é derivado de rochas preexistentes ou de processos biológicos.
As fossas oceânicas estão localizadas sobre a crosta oceânica e também nas margens de duas ou mais placas convergentes. Atualmente as fossas são relativamente estreitas e localizam-se nas curvaturas das zonas de subducção. São reconhecidas dois tipos de fossas tectônicas oceânicas:
O primeiro envolve duas placas oceânicas que superpõem uma á outra, formando uma fossa do tipo meso-oceânica como da Mariana, Atlântica, Aleutiana ou as fossas das Filipinas.
O segundo tipo envolve uma placa oceânica sobreposta por uma placa continental. A fossa formada nessa conjunção pode receber sedimentos marinhos pelágicos e vulcânicos, bem como finos clásticos terrígenos.
As ondas são o principal agente erosivo que atua sobre a costa. A ação continua da ondulação provoca o retrocesso das escarpas e os fragmentos que deles se libertam depositam-se na base, constituindo a plataforma de abrasão. As ondas são provocadas pela ação do vento sobre a superfície marinha, provocando o movimento da água sob a forma de ondulação. Quando uma onda se