Risco de negocio
Outsourcing definir a inciativa de transferir atividades da produção para fornecedores externos, numa relação de interdependência e cooperação dentro da cadeia de suprimentos que integram.
São duas empresas que fazem parte do outsourcing e terceirização, que é a contratante e a contratada.
Por sua vez a contratada tem que atender aos requisitos da contratante. Benefícios: foco em atividades principais, redução de custos, obtenção de maior velocidade e busca reduzir ou aumentar a distância que as separa das empresas concorrentes, maximizar os retornos de investimento; reduzir os riscos tecnológicos e financeiros; superar a falta de recursos internos; liberar recursos produtivos; aumentar eficiência e eficácia dos processos; permitir o acesso mais rápido a tecnologia e expandir os benefícios da reengenharia. Com isso trazendo um bom resultado para as duas empresas, a contratante e a contratada, melhorando a visão para o mercado.
Porem a riscos apresenta riscos ao negócio, o que pode acarretar em desvantagens para as organizações que adotam esta estratégia. Dentre os riscos existentes, destacam-se a ausência de fornecedores ideais, resistências internas e a prática incorreta do outsourcing. Tais riscos são decorrentes de um processo planejado de maneira incorreta, que não leva em consideração os pontos críticos ligados ao sucesso da cadeia de suprimentos estes riscos estão relacionados a alguns problemas: a capacitação do fornecedor; a qualidade de produtos e serviços; tempo de ciclo; tecnologia e custos; itens ligados ao gerenciamento, como objetivos; priorização de tarefas e desempenho; desvios de ética envolvendo propriedade da informação e exagerada