Processamento sismico
REFLEXÕES SÍSMICAS:
PROCESSAMENTOS
Alunos:
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
O processamento de dados sísmicos é uma etapa essencial para remoção de ruídos aleatórios e ruídos coerentes, com o objetivo de maximizar a relação sinal ruído (SNR), e após o processamento esse conteúdo é extraído para interpretação geológica. O imageamento e a modelagem são duas estratégias usadas para esse fim.
OBJETIVO
Fazer uma abordagem sobre os métodos de processamentos usados durante a correção estática, e mostrar os resultados obtidos .
PROCESSAMENTO
O objetivo do processamento sísmico visa :
remoção de ruídos;
determinação do pulso de entrada e sua remoção para obtenção da função refletividade; determinação da profundidade a partir da velocidade e tempo;
determinação das impedâncias acústicas das formações;
RUÍDOS
Ruído aleatório: Acontece pela vibração do barco devido ao vento, chuva ou ao tráfego à distância ( para remover pode usar filtro corte-baixa ).
Ilustração mostrando uma das formas de rebocamento do sistema fonte-sensor na perfilagem sísmica contínua.
Fonte acústica (boomer) e sensores (hidrofones)tracionados lateralmente à embarcação propiciam a obtenção de sinais de melhor qualidade, pois evitam-se desta forma os ruídos gerados pelo motor propulsor da embarcação.
Modificado de Applied Acoustic Engineering (2005a).
Ruído Coerente: Ocorre devido a ondas superficiais geradas pela fonte sísmica. Para melhorar a razão sinal-ruído é empregado filtros digitais.
vibroseis
airgun
CORREÇÃO ESTÁTICA DE ELEVAÇÃO
É uma correção de tempo fixo aplicada a um traço inteiro, consiste em reduzir os traços do sismograma para um mesmo datum, eliminando desta maneira, deslocamentos dos picos de reflexão causados por irregularidades topográficas ou mudanças abruptas na camada superficial de baixa velocidade.
CORREÇÃO ESTÁTICA DE INTEMPERISMO
• A camada intemperizada é causada pela