Origem e tranformação da Terra
Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito. Sua atmosfera era composta por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio.
Após seu esfriamento, moléculas de água se acumularam nas depressões mais profundas do planeta, formando oceanos primitivos. Agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente, arrastadas pelas chuvas até lá; propiciaram mais tarde o surgimento de primitivas formas de vida.
2. ORIGEM DA TERRA
A Formação do Universo Inúmeras são a teorias propostas. A mais aceita para a formação do universo é a “teoria da grande explosão”. Esse evento ficou conhecido como Big Bang.
Teoria do Big Bang: O universo começou com um grão primordial extremamente denso e quente, que, por razões desconhecidas, teria se expandido originando o espaço, o tempo e toda a matéria e energia existentes no universo.
Segundo esta teoria o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.
Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.
3. ERAS GEOLOGICAS
Através de pesquisas das rochas e dos fósseis, cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos, durante todo esse período ela passou por grandes transformações, processo classificado como eras geológicas. As diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos. A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
3.1 ARQUEOZOICA
A era geológica