atividades fisicas com aeróbicos
O desenvolvimento da sociedade em relação ao campo das ciências e da tecnologia vem sendo de grande relevância para a qualidade de vida das pessoas. Ao longo dos tempos tem-se questionado a pratica do alongamento antes e/ou após os treinos, alguns estudos recentes defendem a tese de que os alongamentos não devem ser realizados nem antes e nem após os treinos, pois não proporcionam nenhum benefício.
Segundo NASSAU, os pesquisadores que estudam sobre alongamentos afirmam que uma sessão de alongamentos não aumenta em nada a segurança do exercício e não evita que o músculo fique dolorido no dia após o exercício, não existe argumentos científicos que possam afirmar o contrário e afirma ainda que o alongamento deva ser feito em um treino específico, sendo colocados dentro do planejamento de treinamento.
afirmam que a prescrição de exercícios deve incluir um programa de treinamento equilibrado, o qual englobe atividades que permitam o desenvolvimento e a manutenção da força e do endurance muscular, assim como a flexibilidade e um treinamento aeróbico. Acredita-se que este tipo de esquema de treinamento satisfaça melhor os interesses e as necessidades da população adulta. Como uma forma de treinamento adicional ou alternativo ao esquema previamente descrito, propõe-se uma série de exercícios calistênicos, de alongamento e com pesos, para a maioria dos principais grupos musculares.
Dentre os benefícios do alongamento temos a melhora da flexibilidade, prevenção de encurtamentos musculares que podem causar patologias e dores, os movimentos se tornam mais soltos e fáceis, aumento do arco de maleabilidade, correção da postura, relaxamento e até a liberação de hormônios do bem-estar, como a serotonina.
Tendo o alongamento segundo alguns autores como uma manobra terapêutica utilizada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles por promover aumento do comprimento das estruturas que tiveram