modelos atomicos
O modelo atômico de Dalton diz que o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Segundo Dalton: átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si; átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável; átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis; nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados; na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.; o peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Thomson
Thomson foi o descobridor do elétron e da relação entre a carga e a massa do elétron, antes do descobrimento do próton ou do nêutron. No modelo de Thomson, o átomo é composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva. Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo. Em outras oportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma nuvem de carga positiva. Esse modelo ficou conhecido como pudim de passas.
Rutherford
O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, diz que o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo, mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas circulares em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera - local onde se situam os elétrons - seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
Bohr
O modelo atômico de Bohr diz que ao girar em torno de um núcleo central, os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energizados e quando um átomo emite luz, é porque um elétron foi excitado para um nível de energia superior.
O