Atividades empresariais
Os recursos supridos pelos proprietários e pelos credores das empresas encontram-se aplicados em ativos utilizados na produção, comercialização de bens ou na prestação de serviços.
As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e ainda gerar lucros. Paralelamente a esse fluxo econômico de resultados ocorre uma movimentação de numerário que deve permitir a liquidação dos compromissos assumidos, o pagamento de dividendos e a reinversão da parcela remanescente de lucros.
Desta maneira, cada empresa pode ser visualizada como um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos. Nas empresas privadas os proprietários desejam que seus investimentos produzam retorno compatível com o risco assumido. Nas empresas publicas, o lucro reflete a eficiência gerencial e garante a melhoria do bem estar da sociedade.
A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção de recursos necessários e pela formulação de estratégias voltadas para a otimização do uso de fundos. Seja qual for a atividade empresarial ou publica a função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento das atividades operacionais, contribuindo significativamente com o sucesso ou não de um empreendimento.
PRINCIPAIS ÁREAS DE DECISÕES DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
De formas bastante abrangente, podemos identificar três áreas de decisões financeiras.
Decisões de investimento;
Decisões de financiamento; e.
Decisões relativas à destinação do lucro.
Decisões sobre investimento.
Refere-se tanto à administração da estrutura do ativo como à implementação de novos projetos.
A grande concorrência existente nas economias de mercado obriga as empresas a se manterem tecnologicamente