Atividades de Lazer Para Praças
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO
Discente: Artur Martins Moura Disciplina: Turismo e Lazer Docente: Ana Julia Souza
Atividades de Lazer: Praças
Recife
2015
Introdução: Tendo em vista a importância das praças públicas para o lazer e saúde das populações de todas as faixas-etárias, principalmente idosos e crianças, proponho, por meio deste, três atividades de lazer, uma para cada faixa-etária, passíveis de implementação numa praça comum (possuidora de ao menos algum espaço aberto e acessível). Atividade I – Crianças Objetivos:
Promover a socialização;
Promover o desenvolvimento básico da capacidade cognitiva;
Promover a cultura como instrumento de integração e educação. Descrição: Mini oficina de teatro e de mágica, para crianças até 12 anos. Através de instrutores qualificados, serão repassados conceitos introdutórios acerca de atuação, por meio de pequenas encenações de estórias infantis. Em paralelo, crianças que não optarem pelo teatro, podem presenciar e aprender truques de “mágica” básicos. Para as atividades descritas, são necessários dois pequenos palcos e equipe de instrutores qualificada. Caso a praça possua abrigo para o sol, dispensa-se a instalação de tendas ou barracas. As oficinas aconteceriam sempre ao fim da tarde de domingo, em praças a serem escolhidas com base na localização e espaços disponíveis.
Atividade II – Adultos Objetivos:
Estimular a criatividade e a capacidade de expressar-se;
Promover a convivência desinteressada;
Promover a valorização do bom-humor;
Descrição: Palco com “microfone aberto” para que os adultos expressem sentimentos e anúncios, aparecendo como únicas restrições o zelo pelo bom senso e pela moralidade. Cada pessoa terá cerca de 30 segundos com o microfone aberto. O principal objetivo desta atividade é a