Atividades de inteligência
Do acima exposto, realize uma pesquisa ao longo da História e aponte, para cada período (Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), dois exemplos de emprego da Atividade de Inteligência. Para fins de validação de suas respostas aponte também as fontes pesquisadas. (4,0 pontos)
Idade Antiga:
Na bíblia, o Livro dos Números, capítulo 13, no qual Moisés recebe uma ordem para enviar espiãs á terra de Canaã. No livro de Josué, capítulo 2, ele envia espiãs para fazer reconhecimento avançado de Jericó. No livro Arte da Guerra, de Sun Tzun, sobre estratégias de guerra, escrito em 510 a.C. destacam-se os papéis dos diferentes tipos de profissionais que tinham o objetivo de conseguir conhecimento avançado sobre dificuldades do terreno, planos do inimigo, das movimentações e do estado de espírito das tropas.
Idade Média:
Na Idade Média, segundo a revista da Abin, nº 01, pág. 89, o serviço de espionagem foi posto de lado, devido à influência da Igreja e da cavalaria, que o julgavam pecado. Porém Maomé o utilizou em 624. Seus agentes infiltrados em Meca o avisaram de um ataque de soldados árabes a Medina, cidade em que estava refugiado. Ele mandou então que fizessem trincheiras e barreiras ao redor da cidade, que impediram o avanço das tropas. Entretanto, mesmo condenados pela Igreja e Cavalaria, há registros de sua utilização nessa época. Muitos ministros e diplomatas foram responsáveis pela coleta de informações. O Cardeal Richelieu fundou na França o Gabinet Noir, que monitorava as atividades da nobreza, e Sir Francis Walsingham frustou os empreendimentos de Mary Stuart e Felipe II, ambos católicos, contra a coroa inglesa de Elizabeth I, protestante, por meio do serviço de Inteligência.
Idade Moderna:
Na transição da