Atividades de história
Página: 208 até 210
1) expressão “Idade Média” foi cunhada pelos humanistas entre os séculos XV e XVI. No século XVIII, sob influência dos filósofos iluministas, a visão depreciativa da Idade Média atingiu o seu auge. Já no século XIX, os adeptos do romantismo se opuseram ao racionalismo do século anterior.Os escritores e músicos românticos valorizaram a Idade Média. E somente no século XX houve uma visão mais equilibrada da Idade Média, foi nesse período que instituições e processos históricos tiveram início ou ganharam novas características.
2) O Feudalismo é o sistema econônico, político e social da Europa medieval. A palavra “ feudo” designava qualquer bem ou beneficio que um rei ou um nobre poderoso poderia oferecer em troca de algum tipo de serviço prestado.Geralmente cediam-se feudos sob a forma de terras, privilégios, cargos administrativos,rendas fixas e outras formas de auxílio econômico ao um nobre menos poderoso, que em troca devia se colocar fielmente a serviço de seu benfeitor, principalmente em relação ás atividades militares.
3) Esses povos era organizados por meio da união de famílias, formando clãs e tribos.A sociedade germânica era patriarcal, e cabia ao chefe de cada grupo familiar tomar as decisões mais importante, essa forma de organização dificultava a criação de um Estado com poder centralizado, pois atribuía enorme valor as relações de parentesco. Após o fim do Império Romano, no século V diversos reinos germânicos começaram a se formar no continente europeu, entre esses reinos, havia o dos anglo-saxões, o dos ostrogodos, o dos vândalos e o dos francos.
4) A Europa feudal emergiu apartir da fusão de elementos romanos e germânicos.Os povos germânicos que ocuparam a Europa Ocidental encontraram um mundo ruralizado, no qual se destacavam os latifúndios e uma grande massa de camponeses e escravos vinculados a terra e as atividades agrárias.
5) O Reino Franco garantiu sua