Emoção
PERCEPÇÃO:
*** Para construir o mundo interior de nós mesmos, precisamos detectar a energia física do meio ambiente e depois codificá-la como sinais neurais = um processo que chamamos sensação.
*** Nós não apenas sentimos as paisagens, os sons, os sabores e cheiros, nós também os percebemos. • Nós não ouvimos tão somente uma mistura de notas e ritmos, mas sim o choro de uma criança, o ruído trânsito, o crescendo de uma sinfonia. • Em resumo, transformamos as sensações em percepções. Nós criamos o significado.
ATENÇÃO SELETIVA:
****Significa que a qualquer momento nós focalizamos nossa consciência em apenas um aspecto limitado da totalidade de nossa experiência.
** Efeito Cocktail Pary: é a capacidade de atentar seletivamente para apenas uma voz entre muitas. (é um exemplo de atenção seletiva ) • No nível da percepção consciente, qualquer coisa que chame sua atenção receberá sua atenção por inteiro. (Isto explica porque experimentos realizados onde estudantes que falavam ao celular eram mais lentos para detectar e responder aos sinais de trânsito durante uma simulação). • Isto também é verdade para os outros sentidos. Da imensa coleção de estímulos visuais à nossa frente, nós selecionamos apenas alguns para processar. • As pessoas também exibem uma surpreendente falha na percepção em tomar ciência dos acontecimentos situados em seus campos de visão. Depois de uma breve interrupção visual, uma garrafa grande de coca cola pode desaparecer de cena, etcs.. (“cegueira para mudança”)
***Será que os estímulos que não percebemos podem nos afetar?
Na verdade, podem. Embora a percepção exija atenção , às vezes até estímulos para os quais não se está atento, possuem efeitos sutis. Além disso, se alguém em uma festa barulhenta diz seu nome em tom audível, seu sistema perceptivo pode trazer a voz à consciência.
REVEJA E REFLITA:
*** Atenção Seletiva: a todo momento estamos conscientes de uma