Atividades de aventura e educa o ambiental
Atividades de aventura e educação ambiental:
Possibilidades nas aulas de Educação Física escolar
Autores; Camilo José dos Santos Soares, Licenciado em Educação Física pela Faculdade Governador Ozanam Coelho – Ubá, MG.
Jairo Antônio da Paixão, Doutorando em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Portugal.
As modalidades que compõem as atividades de aventura na natureza se apresentam como uma nova possibilidade de lazer, turismo e competição e recentemente como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, Existe uma perda das emoções nos esportes tradicionais devido às diversas regras, e a grande disputa acima de tudo entre os atletas, fatos que tendem a canalizar as emoções. Dessa forma, as atividades de aventura na natureza ganham cada vez mais adeptos, devido ao fato de serem imprevisíveis e excitantes, e estarem abertos a qualquer pessoa seja qual for idade ou sexo (ELIAS e DUNNING, 1990).
Não se pode negar que o contato com a natureza, através das práticas de aventura, apresenta um viés positivo e outro negativo quando não planejadas, essas mesmas práticas esportivas podem interferir negativamente nos fatores ambientais, podendo ocasionar danos aos ambientes onde são praticados. Costa (2000) menciona que embora divulguem que essas práticas junto à natureza são preservacionistas, pode haver um desequilíbrio nos ecossistemas, devido à construção de infraestrutura de apoio à sua realização. Acrescenta-se ainda a poluição sonora e ambiental, lixo, devastação e erosão nos locais utilizados para a prática.
É importante a ênfase na ação crítica dos alunos nas relações que estabelecem com a natureza, apropriando-se de valores ambientais na prática das atividades de aventura junto à natureza, buscando certificar que essas práticas não estejam agredindo o meio no qual elas são realizadas. E que a natureza seja mais que um mero palco para as atividades, mas que haja uma relação de troca, de saber conviver e