atividades de análise
Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica.
O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Para se atingir o objetivo dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseadas em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças, levando em conta diferentes realidades sócio-culturais.
O cuidar na sala observada é parte do cotidiano da professora e dos alunos, ele é trabalhado na interdisciplinaridade, quando necessário pela professora. Diariamente, no início de cada aula, os alunos são orientados quanto a lavagem das mãos, o uso correto dos sanitários e a higiene após o uso. Após o almoço todos os alunos saem para a escovação supervisionada pela professora, ressaltando sempre que a mesma deve ser realizada também na casa.
.
2- No que diz respeito ao brincar faz se necessário esclarecer que o brinquedo, além de ser rico pelo seu caráter lúdico, é um elemento construtivo da linguagem e do pensamento.
Através da brincadeira a criança desenvolve o despertar da curiosidade, estabelecendo relações entre os conhecimentos prévios e os novos, ampliando e desenvolvendo também habilidades lingüísticas e motoras, aprendendo a relacionar-se no meio social e físico.
Na sala de aula em questão o brincar é farto para as crinças, tanto em atividades dirigidas como livres, foram observadas várias brincadeiras como brincadeiras de roda (ciranda cirandinha, tango tango tango morena) dança das cadeiras, passando pelo túnel, quebra cabeças brincadeiras de faz de