Atividades de adequação ambiental e restauração florestal do LERF/ESALQ/USP
Engenharia Florestal
Atividades de adequação ambiental e restauração florestal do LERF/ESALQ/USP
Sorocaba, Outubro de 2013.
Atividades de adequação ambiental e restauração florestal do LERF/ESALQ/USP
Autores: Ricardo Ribeiro Rodrigues, Sergius Gandolfi, Andre Gustavo Nave e Claudia Mira Attanasio
Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n 55, p 7-21, jul./dez. 2007
Tema específico
O Programa de Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas da LERF/ESALQ/USP dá ênfase na restauração de áreas degradadas principalmente em matas ciliares, diagnosticando as regularidades e irregularidades ambientais das propriedades agrícolas.
Objetivo geral
Diagnosticar as irregularidades e regularidades de propriedades agrícolas, propondo metodologias para adequação à legislação ambiental, além da caracterização florística das formações naturais remanescentes na paisagem. Marcar matrizes para a coleta de sementes e produção de mudas que deverão ser usadas na adequação dessas propriedades à legislação.
Objetivo específico
O objetivo específico foi realizar o zoneamento ambiental de propriedades, mapeando e planejando ações de preservação e recuperação; recuperação de áreas degradadas direcionada a APPs e RLs; levantamento florístico dos remanescentes florestais; implantar um viveiro de espécies nativas, voltado à RAD; marcação de matrizes de espécies regionais; elaborar trilhas para atividades de educação ambiental e capacitação técnica de profissionais e estudantes.
Metodologia
1. Mapeamento das áreas e zoneamento ambiental
As propriedades rurais envolvidas serão percorridas pela equipe técnica., delimitando e mapeando todos os fragmentos remanescentes, áreas de APP e de interesse ambiental. Elaborar por meio de análise de fotografias aéreas a checagem de campo e o auxílio de programas computacionais, fazendo com que os alunos adquiram noções de