ATIVIDADES AVALIATIVAS
Curso: LIBRAS
Disciplina: Letramento em LIBRAS II
Cidade: Brasília-DF
ATIVIDADES AVALIATIVAS
Aspectos Linguísticos da Libras
1) Discuta, definindo e dando exemplos, a propriedade de dupla articulação da linguagem e por que ela gera economia para as línguas.
A dupla articulação da língua é um fator de economia, pois permite que com um número de fonemas sejam construídos um número limitado de morfemas, material com o qual as palavras são formadas. deve atentar também para o fato de que a primeira articulação, a morfológica, está no plano do conteúdo, posto que veicula significado, já a segunda articulação, a fonológica, está no plano da forma, já que não veicula significado.
2) Discuta o mito de que as línguas de sinais são subordinadas às línguas orais.
As Libras tem sua própria estrutura, expressa os significados e conceitos que o usuário quiser, não sendo, portanto, dependente de línguas orais. Pode inclusive apresentar como argumento o fato de que Brasil e Portugal possuem línguas de sinais diferentes, considerando que, se a língua de sinais fosse dependente realmente das línguas orais, elas deveriam ser iguais.
3) Tomando por base a exposição sobre como identificar palavras, discuta se as formas antiético, ético e anti são palavras da língua portuguesa.
Antiético e ético se tratam de palavras da língua portuguesa, pois servem de resposta mínima a uma pergunta e podem ocorrer em várias posições sintáticas, já anti não se trata de uma palavra, pois não serve de resposta mínima a uma pergunta e não pode ocorrer em várias posições sintáticas.
4) Discuta a abordagem formalista e funcionalista.
A abordagem formalista olha para a língua e formula sua análise do ponto de vista de que a língua é autônoma, um objeto de estudo em si mesmo, não depende do contexto, razão pela qual sua análise se detém apenas dentro do limite das sentenças. A visão funcional da linguagem considera que as formas e estruturas da língua são motivadas