Atividades Aquaticas
Desde o começo, o povo utilizava muito esse ambiente, seja para conseguir o seu alimento ou para afastar o perigo usando-o para fugir; e a partir daí criou-se o hábito de nadar, seja movendo-se na água ou sustentando-se sobre ela usando o corpo.
Os Fenícios também utilizavam o benefício do nadar para estratégias de guerra e até para conquistas territoriais; os Romanos utilizavam o nado como treinamento de soldados.
São esses os indícios que justificam essa aproximação, sendo o que mais justifica é o fato que desde a nossa concepção estamos ligados ao meio líquido. A Terra é composta aproximadamente por 70% de água, e por isso a maior parte das civilizações desenvolveu-se ao redor de mares, rios, oceanos, utilizando dos benefícios que a água traz, tanto quanto na alimentação, quanto na locomoção e podemos afirmar que a água é praticamente nosso habitat natural.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da pratica destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
A natação e a hidroginástica apresentam diversos benefícios físicos aos seus praticantes, sendo alguns deles, o desenvolvimento da força, da coordenação e equilíbrio, da resistência e da flexibilidade. Esses benefícios físicos são obtidos em crianças que praticam o esporte, tais como o desenvolvimento de músculos, ossos e articulações, redução e controle de peso corporal e controle também da pressão arterial.
Já a parte na parte motora, várias habilidades são adquiridas com a prática desses esportes, tais como caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar--se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar.
Nos