Atividades 1
Com base nos materiais do tópico de Fisiologia Geral, respondam as seguintes questões:
1. Defina homeostase.
2. Quais as vantagens e desvantagens da compartimentação fisiológica?
3. Liste três parâmetros mantidos pela homeostase.
4. Lesões hepáticas extensas podem causar um déficit na produção de albumina, uma proteína plasmática. Qual a consequência disso para a homeostase?
5. Defina feedback negativo.
6. Qual a diferença entre o primeiro e o segundo mensageiro?
7. Por que os hormônios esteróides não possuem cascatas de transdução de sinal e nem segundos mensageiros?
8. O estômago possui células especializadas em secreção de ácido clorídrico, HCl. Esse ácido faz parte do suco gástrico e é lançado na forma de dois íons, H+ e Cl-. Assim, responda:
a. Pelo descrito acima, qual a forma de transporte desses íons?
b. Se esses íons estão sendo lançados no suco gástrico, como a célula que produz o ácido clorídrico mantém sua homeostase de íons?
c. O compartimento onde estão sendo lançados esses íons fazem parte de qual meio?
9. A insulina é o hormônio responsável pela absorção da glicose por algumas linhagens celulares. Isso faz com que a quantidade de glicose no sangue (glicemia) diminua na presença de insulina. Descreva no máximo de detalhes um mecanismo possível diante dos assuntos estudados.
10. A glicose é uma macromolécula de grande importância para a manutenção da vida e, portanto, não pode ser descartada de forma indiscriminada. Entretanto, em determinadas patologias é possível encontrar essa molécula na urina do paciente, ou seja, ela está sendo excretada. É uma situação bem comum em diabéticos graves não tratados. Considerando-se que a massa molecular da glicose está muito abaixo daquela que é retida no ultrafiltrado glomerular (primeira e mais inespecífica etapa da filtração plasmática), proponha explicações para responder,
a. como é possível que essa