Atividade
ALUNO: TIAGO PRADO SANTOS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 3º PERÍODO
PROFESSOR: EDUARDO CARPEJANI
HENRY FORD
Filho de fazendeiros irlandeses, o engenheiro americano Henry Ford (1863-1947) foi um dos mais famosos industriais da historia. Com base em quatro premissas básicas: Intensificação; Economicidade e a produtividade. A intensificação tinha por objetivo diminuir o tempo de duração da produção por meio da utilização de meios adequados, a economicidade visava fazer com que as empresas reduzissem o máximo seu estoque e a ultima das premissas dividas em integração horizontal e vertical que foram dois conceitos básicos que Ford encontrou para verificação de quantas etapas deve passar um produto ate chegar o consumidor final denominando assim de integração vertical a trajetória – fabricação/consumidor e a horizontal mostra o número de centros de distribuição dispersos geograficamente, para facilitar a distribuição dos produtos em menos tempo. E por último a produtividade podendo ser incrementada por meio da especialização do trabalhador.
Podemos dizer que algumas das características de Ford seria a : * Produção em massa com extrema racionalização do trabalho operário, sem desperdício de tempo. * Parcelamento das tarefas. Em vez de montar um veiculo inteiro, cada trabalhador cuidava de uma parte da montagem. * Ritmo e habilidades do trabalho controlados por um sistema encadeado e sequencial de tarefas parciais repetitivas. * Possibilidade de automatização do trabalho.
Influenciado nos ideias tayloristas e de outros pioneiros do pensamento administrativo e na utilização das tecnologias da segunda Revolução Industrial, ele criou um verdadeiro império. Introduzindo a linha de montagem no processo de produção de automóveis Ford Modelo T, padronizados e baratos. Sendo assim a crescente demanda da sociedade da sociedade de consumo seu sistema de produção em massa parecia a fórmula ideal para garantir a satisfação e a prosperidade