Atividade
12. Hobbes entendia que o “homem e o lobo do próprio homem”. Explique essa tese e como ela o levou a sua concepção de Estado.
Porque, para Hobbes o homem no "estado de natureza" vive uma guerra de todos contra todos... Ou seja, o homem vive caçando uns aos outros. Mas, ao mesmo tempo, esse mesmo homem, mesmo no estado de natureza, continua a ser um racional e tende a superar a desordem e a insegurança. E por isso para garantir a sua segurança e superar o perigo de que o estado de natureza implica as pessoas desistir de seus direitos em favor de um terceiro decorrente de um contrato pelo qual o indivíduo daria seus direitos a um soberano, que seria o Leviatã que irá garantir a sobrevivência de todos.
13. Locke e Rousseau também formularam suas teorias contratualistas acerca da origem do Estado, polemizando em grande parte com as concepções de Hobbes .Discorra sobre essas teorias, procurando destacar os aspectos desse debate.
De certa forma todos os três falavam da violência na sociedade. Hobbes afirmava que cada individuo vê os outros como seu concorrente que precisa ser dominado no Estado de natureza, Locke referindo-se ao Estado de natureza como uma condição na qual na falta de normatização cada um seria seu próprio juiz o que levaria a problemas. Rousseau por outro lado, glorifica os valores da vida natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada.
Pág.: 326, Questões (1, 2 e 3)
1. O que caracteriza o primeiro texto como uma interpretação liberal do estado ?