sistema respiratorio
1-Introdução
2-Sistema Respiratório
3-Os Movimentos Respiratórios
4-Doenças que Afetam o Sistema Respiratório
5-Sistema Respiratório Saudável
6-Maquete
7-Conclusão
Introdução:
O sistema respiratório é essencial para o nosso organismo, o qual devemos preservar, para termos uma boa saúde física e psicológica. Nas paginas seguintes vamos entender, sobre sua composição e suas funcionalidades.
Sistema Respiratório:
Do meio exterior ate atingir os alvéolos pulmonares o ar atmosférico faz um percurso relativamente curto.
O Sistema respiratório é basicamente um conjunto de canais cuja ultimas e finas ramificações, os bronquíolos, terminam em câmeras microscópicas, os alvéolos, nos pulmões existem cerca de trezentos milhões de alvéolos que fazem um total de mais de setenta metros quadrados de superfície para a troca de gases (hematoses). Durante a hematose e efetuada a troca de gases em nosso organismo na qual inspiramos oxigênio em 21% e 0,03% de gás carbônico. E expirado 14%de oxigênio e 5%de gás carbônico. A hematose também proporciona a regulação da temperatura corpórea, e do o PH do sangue e liberar água.
Os pulmões são dois sacos róseos, inflamáveis, protegidos por duas membranas, as pleuras. Entre elas a uma fina camada de liquido viscoso, que lhes permitem escorregar, uma sobre a outra durante os movimentos respiratórios.
Os dois pulmões ocupam a cavidade torácica, limitada pelos ossos da caixa torácica e, inferiormente, por um músculo membranoso, o diafragma.
Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamadas cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como