Atividade S
Os sistemas pode ser o MAC, WINDOWS, LINUX e ANDROID.
2. O que é o núcleo do sistema e quais são suas principais funções?
É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários, suas aplicações, além do próprio sistema operacional. Suas principais funções são os tratamentos de interrupções e exceções a criação e eliminação de processos e threads mais a sincronização e comunicação entre processos e threads com o escalonamento e controle dos processos e threads a gerência de memória a gerência do sistema de arquivos a gerência de dispositivos de E/S o suporte à redes locais e distribuídas a contabilização do uso do sistema e a auditoria e segurança do sistema.
3. Quais são as estruturas de um sistema operacional?
Seria os sistemas monolíticos, em camadas e clientes servidores.
4. O que é uma system call e qual sua importância para a segurança do sistema? Como as system calls são utilizadas por um programa?
É uma implementação de mecanismos de proteção ao núcleo do sistema e de acesso aos seus serviços. Essa chamada no sistema tem por importância de garantir a integridade do sistema. Para cada serviço existe uma System Call associada a cada sistema operacional e cada um tem seu próprio conjunto de chamadas.
5. O que são instruções privilegiadas e não-privilegiadas? Qual a relação dessas instruções com os modos de acesso?
Instruções privilegiadas são as que devem ser executadas pelo sistema operacional, impedindo problemas na segurança do sistema. Já as não-privilegiadas não oferece risco, pois, o processador trabalha no modo usuário. As relações entre eles é que privilegiado tem acesso completo ao computador e toda a parte hardware, diferente dos não-privilegiado que limita as ações para garantir a segurança e não comprometer nenhuma parte do próprio sistema.
6. Quais das instruções a seguir devem ser executadas apenas em modo kernel?
Desabilitar todas as interrupções
Alterar a data e hora do