Atividade Titooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
3209 palavras
13 páginas
Exercício1 - Qual é definição de layout segundo Muther e Slack, Chambers e Johnson?
R: Estudo do posicionamento relativo dos recursos produtivos, homens, máquinas e materiais, ou seja, a combinação dos diversos recursos dispostos adequadamente.
2 - Os objetivos visados como um bom layout são?
R: Aumentar a moral e satisfação no trabalho; Reduzir demoras, manuseios e tempo de manufatura; Maior utilização de equipamentos, mão-de-obra e serviços; Reduzir os riscos para os colaboradores; e melhorar a comunicação.
3 - Devem ser muito bem compreendidos os objetivos estratégicos da produção, como ponto de partida, dos muitos estágios que levam ao arranjo físico final da produção. Em várias situações, torna-se necessário um estudo de layout, quais são elas?
R: Ineficiência das instalações; redução dos custos de produção; variação da demanda; ambiente de trabalho inadequado; excesso de estoques; manuseios excessivos; e instalação de uma nova fábrica.
4 - Na configuração do sistema de produção, quais orientações básicas deve assumir o projeto de arranjo físico na busca de minimizar custos de movimentação, reduzir o congestionamento de materiais e pessoas, incrementar a segurança, o moral e a comunicação, aumentar a eficiência de máquinas e mão-de-obra e apoiar a flexibilidade?
R:
Sistemas orientados a processos: baixo volume, alta variedade, fluxo de materiais intermitente, máquinas universais, emprego intensivo de mão-de-obra;
Sistemas orientados a produtos: alto volume, baixa variedade, fluxo de materiais contínuo, máquinas especiais, aplicação intensiva de capital.
5 - A composição de volume-variedade indica diferentes tipos de processos produtivos, diga quais são, suas características e exemplifique?
R:
Processos de projeto: produtos discretos, bastante customizados; baixo volume e alta variedade. Baixo grau de repetição;
Processos de Jobbing: baixo volume, alta variedade. Cada produto deve compartilhar os recursos da operação com outros. Baixo grau de repetição.