Did Tica 2
Instituto de Educação
Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino
Disciplina: Didática
Docente: Helena Corrêa de Vasconcelos.
Discente: Katiane Barbosa Rodrigues – 201114531-5.
Relatório de Entrevista
Após a entrevista com um educador físico de uma escola do município do Rio de Janeiro, pude perceber que os problemas que ele enfrenta dentro da educação física escolar, levando-o a desmotivação. A realidade vivida pelos professores da rede pública está sujeita a falta de infra estrutura e de materiais, turma com um grande número de alunos, como também a falta de interesse por parte dos alunos.
A falta de infra estrutura adequada e de materiais têm sido um dos maiores problemas na ministração das aulas. Logo, espaços adequados para a realização das atividades, tanto as de cunho prático quanto teórico, dão o professor melhores condições de trabalho e aos alunos qualidade na aprendizagem. A existência (ou ausência) de um bom local também influencia diretamente na motivação dos alunos e do professor no desenvolvimento de boas aulas. Já os materiais são um suporte que auxiliam na prática pedagógica, pois os mesmos vão dar ao aluno o conhecimento e a vivência prática. A falta de materiais adequados e em quantidades suficientes diminui o aproveitamento das aulas e, consequentemente, acabam tonando-se desestimulantes. Questiona também que o número excessivo de aluno alocado nas turma faz com que o professor acabe deixando de dar atenção a determinados grupos, gerando a facilidade de dispersão que torna a maioria das aulas uma grande perda de tempo, pois na maior parte do tempo, o professor está chamando atenção de alunos que estavam dispersos e que atrapalha o desenvolvimento da aula.
Outro questão levantada é a falta de interesse e desrespeito por parte dos alunos que também se apresenta com um fator que dificulta a prática da docência em Educação Física, e questiona que os casos de indisciplina não são (ou pelo menos não