Atividade Projeto Multi
Considerando a importância da mediação nas situações lúdicas, pelo medo, pela desvalorização da profissão, pelo baixo salário, alunos desinteressados e não respectivos a aprendizagem, onde não se interessam pelo aprendizado de uma forma geral os alunos não se sentem motivados em aprender, não gosta de ler livros didáticos. Cada vez mais cedo as crianças entram em contato com a tecnologia, passando horas sentadas a frente do videogame, da televisão e do computador. Nos últimos tempos as crianças têm gastado tanto tempo com aulas de balé, capoeira, natação e música, que se esquece de brincar. Por isso vemos tantas crianças com dificuldades de aprendizagem e de assimilar o conteúdo transmitido, com problemas emocionais, não brincam, não conseguem ser criativas e apresentam mal comportamento em sala de aula.
O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem, as regras e a imaginação favorecem a criança no seu comportamento infantil, isto significa que contribui de forma intensa e especial para o desenvolvimento da criança.
2- ANÁLISE DAS POSSÍVEIS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO ESCOLAR ENFRENTA AO TRABALHAR COM A ATIVIDADE LÚDICA E A BRINCADEIRA.
A falta de espaço físico para esse tipo de atividade, e de brinquedos na escola, muitas vezes dificulta a aplicação do lúdico, que a escola é vista culturalmente como um espaço em que não há tempo para o prazer, em que temos que cumprir os deveres e esperar que acabe. Muitos passam a semana esperando pelo final de semana, o ano aguardando pelas férias e a fase adulta para sair da escola. Muitas pessoas encontraram educadores em suas vidas que os motivaram e mostraram a importância do estudo e de forma prazerosa, mas muitos não têm essa consciência e querem distancia das salas de aula. Está situação só pode mudar com os professores fazendo aulas mais prazerosas e lúdicas para as crianças.
3- REFLEXÃO